Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde


O ACS (Agente Comuitário de Saúde) é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde - SUS - fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a Comunidade. Digamos que ele funcione como um elo de ligação entre a comunidade e os Serviços Básicos de Saúde.

O ACS, trabalha com prevenção, com ações de promoção e vigilância em saúde.
"Ser ACS é, ser antes de tudo, alguém que se identifica em todos os sentidos com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Precisa gostar do trabalho. Gostar principalmente de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com o destino de morrer ainda criança..." Palavras da colega Teresa Ramos  - ACS de Recife/PE. (retirado do Guia Prático do ACS)
Somos, nós ACS, personagens fundamentais, pois somos quem se encontra próximo dos problemas que mais afetam a comunidade, mas nunca devemos esquecer de agir com ética e respeito perante os demais proficionais, e a comunidade, pois só assim podemos exigir dos mesmo um tratamento de respeito igualitario.
O ACS é um Agente de Mudanças, nosso trabalho valoriza questões culturais da comunidade, integrando o saber popular e o cohecimento técnico. Temos como trabalho principal contribuir para a qualidade de vida das pessoas  e da comunidade.
Queridos colegas, será que já refletimos sobre como podemos tentar resolver os problemas de nossa comunidade? Será que estamos ao menos tentando? Temos um papel significativo perante a comunidade. Lembre-se trabalhar em equipe é melhor do que trabalhar só, mas uma equipe, ou seja uma boa equipe, deve ser construida, respeitando um ao outro, não querendo derrubar alguém para subir ou aparecer! Aprender a ouvir e acolher o discurso do outro, iteragir sem colocar juízo de valor e reconhecer as caracteristicas pessoais, emocionais e cultarais das pessoas ou grupo, é fundamental para o êxito do trabalho.
Trabalhar em Equipe, não em Euquipe...
Sejamos um Agente de Mudanças!!!!
Nubya Sousa - Agente Comunitária de Saúde
Reações:

0 comentários:

 
Design by David Wilker