Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Herpes no olho, Herpes Ocular

Muita gente não sabe mas não existe só Herpes Labial e Herpes genital. Também existe o Herpes Oculare essa infecção é mais comum do que parece e pode ser muito grave também.
Quando falamos de herpes ocular devemos dividir em 2 grandes grupos: Herpes Simples e Herpes Zoster. O Herpes simples é muito mais comum e é a forma como as pessoas geralmente conhecem a doença. Nesse texto falarei da forma herpes simples e no final uma rápida explicação sobre o herpes Zoster.

Herpes Simples Ocular

O herpes é causado por um vírus. Existem dois tipos de vírus do herpes. O herpes vírus 1 ou HSV1 (herpes labial) e o herpes vírus 2 ou HSV2 (genital). A infecção ocular é mais comumente causada pelo tipo 1.

Vírus do Herpes

Como se pega herpes?
O vírus do herpes é transmitido por contato próximo com uma pessoa contaminada. Na verdade, a maioria da população brasileira adulta já entrou em contato com esse vírus em algum momento da sua vida mesmo sem ter tido qualquer sinal disso. O vírus do herpes entra no nosso organismo através da mucosa oral ou nasal e se aloja nos nervos. Eles ficam adormecidos nesses nervos até um momento em que a imunidade da pessoa diminui e ai ele pode reativar e causar a infecção. Na maioria das pessoas o vírus fica adormecido por toda a vida sem nunca causar nenhuma infecção, mas em outras ele reativa e infecciona.

Como o herpes vai parar no olho?
Como explicado acima, o vírus do herpes fica alojado nos nervos. Caso o nervo afetado emita ligações nervosas com o olho, ele poderá ser afetado.

Qual a causa da infecção ocular pelo herpes?
Além da pessoa já ter tido contato com o vírus do herpes (embora nem saiba disso) geralmente a pessoa afetada relata algum fator que desencadeou a doença. Pode ter sido uma virose (gripe, resfriado), um momento de estresse emocional (brigas, morte na família, prova no colégio), algum medicamento utilizado, uma baixa imunológica ou qualquer outro evento parecido.

O herpes ocular pode voltar?
Sim. Essa é a característica do herpes. Infecções recorrentes. Atenção especial deve ser dada para evitar baixas imunológicas e evitar assim crises repetidas da doença.

O herpes ocular afeta os dois olhos?
Geralmente não. Via de regra, o herpes ocular afeta somente 1 dos olhos e as recidivas são sempre nesse mesmo olho. São raros os casos relatados de infecção por herpes nos 2 olhos.

Quais os sintomas do herpes ocular?
Olho vermelho, fotofobia, irritação ocular, sensação de corpo estranho e lacrimejamento excessivo são sintomas mais típicos do herpes ocular. Diminuição da visão pode ocorres de forma leve ou de forma muito grande.
Os sintomas acima são inespecíficos e podem simular uma simples conjuntivite ou outras doenças oculares. Por isso algumas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia atrasando o inicio do tratamento e isso ressalta a importância de consultar o oftalmologista sempre que apresentar esses sintomas.

Formas de Herpes Ocular:

O herpes pode afetar os olhos de diferentes maneiras e em diferentes partes do olho:
Pálpebra: aparecem vesicular nas pálpebras, com inchaço e vermelhidão. Geralmente é auto limitada e não causa baixa de visão


Córnea: é o principal local de ação do herpes e pode causar uma importante diminuição da visão. Causa lesões em forma de dendritos (ramificações) que são bem característica dessa doença, a chamadaceratite hérpetica. O herpes pode afetar só a porção superficial da córnea (ceratite epitelial) ou suas porções mais internas (ceratite estromal). Essa diferença vai afetar o tratamento a ser prescrito pelo médico e o prognóstico do caso. A forma estromal geralmente deixa cicatrizes e são mais graves.


Íris: o herpes é uma das causas de uveíte, que é uma inflamação da parte do olho chamado íris e trato uveal. A uveíte herpética pode ser uma inflamação grave e também aumentar a pressão ocular.
Retina: A infecção da retina pelo vírus do herpes é muito rara, só ocorre em pacientes com grave imunodeficiência (AIDS ou câncer) e não tem relação com as outras formas de herpes descritas acima. Não entrarei em detalhes dessa forma de herpes (retinite herpética) nesse texto.

Qual o tratamento para o  herpes ocular?

O tratamento do herpes deve ser iniciado o mais rápido possível. Por isso é importante que pessoas que já tenham tido herpes ocular procurem seu medico assim que os sintomas acima descritos apareçam.
O tipo de tratamento a ser feito vai depender de qual parte do olho foi afetada.
O antiviral mais usado é o aciclovir (zovirax®), na forma de pomada ou comprimidos. Outras opções são o valaciclovir (valtrex®) e o famciclovir. Esses dois últimos só existem na forma de comprimidos e tem uma posologia mais fácil mas são mais caros. A eficácia é semelhante entre os 3 medicamentos. Recentemente foi lançado um outro antiviral na forma de pomada, ganciclovir.
Quando a infecção é só nas pálpebras, pode se optar por não fazer nada ou começar antiviral pomada para proteger o olho.
Quando a infecção já atingiu a córnea (ceratite herpética) o tratamento deve ser iniciado com o antiviral pomada ou comprimido. O aciclovir deve ser usado 5 vezes por dia e o valaciclovir só 2 vezes ao dia.
Dependendo do tipo de infecção causada no olho, o médico pode precisar usar antiinflamatórios corticoesteróides na forma de colírios. Entretanto os corticóides podem piorar a infecção pelo herpes e só devem ser usados nesses casos sob estrita orientação médica.
uveite herpética deve ser sempre tratada com antivirais por via oral e também com corticóides.
Em alguns casos de infecção corneana superficial o médico pode fazer um procedimento chamado debridamento, em que, com o auxilio de um cotonete ou uma espátula, ele retira as células mais superficiais da córnea facilitando a ação dos medicamentos e a cura do processo.
Caso depois da infecção ter sido controlada o paciente fique com alguma cicatriz que atrapalhe a visão podemos pensar em fazer alguma cirurgia para recuperar ou melhorar a visão. Cirurgia com laser ou transplante de córnea são opções mas os resultados nem sempre são muito animadores.

Existe vacina para o herpes?
Sim. Nos últimos anos tem sido lançado algumas vacinas para o herpes, algumas já disponíveis comercialmente mas com um custo muito alto. Nos próximos anos, a maior disponibilidade dessa vacinas poderão revolucionar o tratamento do herpes ocular.
Herpes Zoster

O herpes Zoster (HZ) é uma infecção causada pelo mesmo tipo de vírus que causa a catapora. O HZ é uma doença tipica de pessoas idosas ou com grave imunodepressão. Ela causa lesões tipo vesículas na pele e que são muito dolorosas. Pode afetar qualquer região do corpo e quando atinge o rosto pode acometer o olho e causar as mesmas lesões do herpes simples descritas acima. O tratamento é feito com os mesmos medicamentos mas com dosagem dobrada.

Fonte - http://www.medicodeolhos.com.br

Reações:

0 comentários:

 
Design by David Wilker